Adema faz alerta a produtores para queima controlada da palha de açúcar

O período para queima controlada da palha da cana de açúcar começa neste final de semana e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) promete rigor na fiscalização contra queimadas irregulares em Sergipe. Segundo a gerência de fiscalização ambiental do órgão, muitos empreendedores estão se valendo de licenças de 2017, que já estão vencidas, algumas suspensas pela Justiça Federal.

“As autorizações ambientais para queima da palha da cana de açúcar tem validade de acordo com o cronograma da safra, sendo no máximo de 180 dias e elas não são renováveis, pois se trata de um procedimento a cada safra. Às autorizações suspensas na safra do ano passado 2017/2018 pela Justiça Federal não podem ser renovadas, ou seja, precisa de uma nova solicitação na Adema”, afirmou Ana Consuelo, coordenadora de fiscalização ambiental da Adema.

A Adema adverte que quem degrada o ambiente pode sofrer sanções penais, conforme a Lei 9.605/98; sanções administrativas através de multas, aplicadas pelo Ibama, Adema ou secretarias municipais de meio ambiente, conforme o Decreto Federal 6.514/2008, e poderá sofrer também, sanções cíveis, por meio da Ação Civil Pública, impetrada pelo Ministério Público para ressarcir o dano causado ao meio ambiente sergipano.

Entrega de animais silvestres

A Adema também informa à população que quem deseja entregar animais silvestres que estão em cativeiro, domicílios e afins precisa ligar para o número 3198-7190, quando técnicos vão realizar uma triagem para ver se uma equipe precisa ir para resgatar ou animal ou se o doador vai precisar levar até a sede do órgão, que fica na Rua Vila Cristina, nº 1051, Bairro 13 de julho, em Aracaju de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h.

Mais de 50 aves são devolvidos à natureza por fiscais da Adema

Na manhã desta sexta-feira, mais de 50 aves foram devolvidos à natureza por fiscais da Adema. Os animais silvestres foram recuperados de um cativeiro no dia anterior, na cidade de Ribeirópolis, após denúncias anônimas.

A devolução à natureza aconteceu em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural na Grande Aracaju. Além das aves, um teiú também ganhou liberdade.

“Após a apreensão os animais foram encaminhados ao Cetas do Ibama onde passaram por análise das condições de saúde e receberam alimentação adequada. Apenas 1 indivíduo não estava apto a soltura devido a problemas em suas penas, este deverá permanecer no cetas até completa recuperação. Os demais foram encaminhados para soltura em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, onde ocorrem as espécies apreendidas”, disse Aline Borba, fiscal da Adema.

Os pássaros foram recuperados nesta quinta-feira por fiscais da ADEMA e policiais do Pelotão Ambiental. Eles apreenderam mais de 70 animais silvestres em uma casa no povoado Lagoa D’água, na cidade de Ribeirópolis-SE.

“Após as denúncias no disque denúncia da ADEMA, a equipe técnica se deslocou ao local para averiguar e confirmou a infração. Encontramos cerca de 70 animais. Policiais do Pelotão Ambiental lavraram Termo Circunstanciado e os animais recuperados”, afirmou Harionela Macedo, fiscal da Adema.

Adema devolve à natureza mais de 100 jabutis

Fiscais da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizaram nesta quinta-feira a soltura de 102 jabutis, entre filhotes, jovens e adultos, todos da mesma espécie. A devolução à natureza Reserva Particular do Patrimônio Natural na cidade de Poço Redondo.

Os animais foram provenientes de entrega voluntária nos municípios de Itaporanga, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju no dia anterior.

“A região de Poço Redondo foi escolhida pois, no caso dos jabutis da espécie Chelonoidis Carbonaria, tem ocorrência em áreas de caatinga, então escolhemos uma área de proteção ambiental do bioma”, afirmou Aline Borba, fiscal da Adema.

A Adema informa à população que quem deseja entregar animais silvestres que estão em cativeiro, domicílios e afins precisa ligar para o número 3198-7190, quando técnicos vão realizar uma triagem para ver se uma equipe precisa ir para resgatar ou animal ou se o doador vai precisar levar até a sede do órgão, que fica na Rua Vila Cristina, nº 1051, Bairro 13 de julho, em Aracaju de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h.

 

Última atualização: 1 de novembro de 2018 07:20.

Pular para o conteúdo