Adema vistoria cemitério de Moita Bonita e informa quais procedimentos serão adotados

Após visita técnica, realizada na manhã desta terça-feira (22), no Cemitério Municipal São Vicente, localizado no povoado Capunga, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) decidiu que o município de Moita Bonita será, mais uma vez, notificado e multado devido ao não cumprimento da orientação passada pela Autarquia sobre a necessidade de licenciar os cemitérios municipais.

Durante vistoria, a equipe constatou que, além de a Prefeitura não ter cumprido com as determinações de licenciamento, também realizou uma obra de ampliação do cemitério, alegando superlotação. Esse serviço, segundo análise, não foi informado ao órgão ambiental.

“Há aproximadamente trinta dias foi feito o plantio de sementes de amendoim,  aproveitando a época das chuvas para esse tipo de atividade. O produtor nos informou que recebeu autorização da prefeitura para realização do cultivo.  Ele também nos revelou que a plantação foi feita dentro da área ampliada recentemente, porém, essa ampliação foi feita sem a devida autorização ambiental”, explica a técnica ambiental, Wódia Damares.

A técnica ressalta que o plantio neste tipo de ambiente é preocupante, sobretudo pelo potencial poluidor. “A atividade de sepultamento é uma fonte de alta contaminação e elevado impacto ambiental devido ao necrochorume oriundo da decomposição de corpos e, também, resíduos gerados na exumação e inumação de cadáveres. Isso representa um grande potencial poluidor, caso as devidas providências para dirimir esses impactos ambientais não tivessem sido tomadas com a urgência necessária”, acrescenta.

A situação encontrada, além de delicada, foge completamente do trabalho desenvolvido pela Adema. E isso se justifica no empenho de diversas ações de orientação a todos os municípios sergipanos sobre a importância de regularizar esse tipo de atividade, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais provocados pelo material decomposto. “Os direcionamentos são rotineiros e, mesmo com todo trabalho empenhado, as determinações não foram cumpridas”, finaliza a técnica.

Última atualização: 1 de novembro de 2018 07:20.