Adema realiza intercâmbio com órgãos ambientais do Paraná

Entre os dias 05 e 08 de dezembro, a médica veterinária e fiscal ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Fabíola Ribeiro, participa de um treinamento em Curitiba, capital do Paraná, com o intuito de trazer para Sergipe novas ferramentas de trabalho, como funcionamento de zoológicos, centro de triagem de animais silvestres, fauna domesticada para criação dos termos de guarda, de acordo com a resolução 457/2013 — que dispõe sobre o depósito e a guarda provisórios de animais silvestres apreendidos ou resgatados pelos órgãos ambientais –, desenvolvidos naquele estado. A comandante do Pelotão Ambiental de Sergipe — órgão parceiro –, Tenente Priscila Maia, também compartilha dessa capacitação.

A ideia, segundo Fabíola, é atualizar os procedimentos já realizados em solo sergipano, e, assim, melhorar a operacionalidade dos serviços. “Existe a necessidade, devido a alguns processos existentes na Adema, que estabeleça a obrigatoriedade de uma documentação oficial para o mantimento de animais silvestres domesticados.  Então, vamos buscar formas resolutivas para realizar a reabilitação de animais capturados que apresentem problemas de saúde, e, também, viabilizar novos mecanismos de levantamentos e cadastros para criação de um banco de dados que darão subsídios, através de arquivo interno, às fiscalizações e licenciamentos”, explica.

Além disso, a técnica revela que, como esse treinamento foi um pedido da própria Adema, o intercâmbio propiciará estratégias facilitadoras das questões judiciais, como liminares que dão permissão e guarda de animais domesticados, estruturação dos locais que realizam o recebimentos de espécimes silvestres, conforme preconiza  o Ofício n 382/2017/SUPES-SE-IBAMA, que tirou essa obrigatoriedade do IBAMA a partir do dia 01/12/2017 ficando com a ADEMA a responsabilidade quanto à fauna, caso haja apreensão de animais.

O treinamento tem o intuito, ainda, de apresentar a Sergipe ferramentas de criação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), e aperfeiçoamento de medidas para a solução da problemática dos matadouros sergipanos.

Última atualização: 1 de novembro de 2018 07:20.