Adema capacita profissionais do Corpo de Bombeiros sobre contenção de animais silvestres

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), realizou no Parque da Cidade, uma capacitação sobre contenção de animais silvestres, como complemento de uma disciplina no Curso de Formação de Soldados.

A parceria entre a Adema e o CBMSE é uma ação constante que já resultou na capacitação de mais de dez grupos de militares. “Nós já tivemos a oportunidade de capacitar diversos soldados, sendo essa turma o 12º pelotão a receber instruções dos profissionais da Adema. Esse treinamento já virou uma ação de rotina muito importante entre o nosso órgão e o Corpo de Bombeiros para a proteção dos animais, além de ser uma ótima oportunidade para trocas de experiências”, afirmou o veterinário do Zoológico, Hidelbrando Vieira.

O treinamento foi dividido em duas etapas. A primeira foi composta por uma apresentação em slides realizada pelo veterinário, que explicou as técnicas de captura e os passos adequados para manusear animais silvestres em um resgate, sempre preservando o bem estar desses bichos. A segunda e última etapa foi destinada para que os soldados em formação pudessem pôr em prática as técnicas aprendidas, onde foi permitido que com o uso de todos os equipamentos de proteção eles pudessem realizar uma simulação de contenção de duas cobras da espécie jiboia.

O 2º tenente do CBMSE, Luiz Henrique Bispo, destacou a importância dessa parceria para o desenvolvimento de um trabalho seguro. “É muito importante essas instruções para o CBMSE, porque a gente consegue adquirir um conhecimento para agir da forma correta e segura para a nossa guarnição, e também para preservar a vida e integridade física dos animais que a gente vai resgatar durante a ocorrência”.

Devido ao grande número de pessoas e turmas, a capacitação foi dividida em três dias, ficando para os próximos dias 06 e 13 de março a realização da ação, que contará com as demais turmas do Corpo de Bombeiros.

Última atualização: 28 de fevereiro de 2023 13:20.

Pular para o conteúdo