Adema e Ibama retomam agenda conjunta de controle e proteção ambiental em todo estado

O Governo de Sergipe, por meio da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) retomam agenda conjunta de controle e proteção ambiental, com o compartilhamento de informações e a atuação coordenada das equipes de fiscalização, em todo estado.

Durante a reunião, os representantes dos dois órgãos discutiram formas de aprimorar a cooperação técnica e operacional entre as equipes de fiscalização. Entre as medidas propostas estão o uso de tecnologias de monitoramento ambiental para detectar possíveis irregularidades e a retomada das vistorias integradas de proteção, conservação e recuperação dos biomas. Também foi definido o fluxo de encaminhamento de denúncias, conforme competência de cada órgão, para dar eficiência no desenvolvimento de ações com a responsabilização civil e criminal por atos lesivos.

Segundo a diretora-presidente, Deborah Dias, os dois órgãos possuem papel fundamental na proteção ambiental, e a cooperação será uma grande oportunidade de somar esforços. “Esse é nosso foco, ampliar e intensificar cada vez mais a atuação para garantir um ambiente saudável”, disse.

O superintendente do Ibama/SE, Fábio Eder, destacou a importância da cooperação entre as instituições. “O Ibama tem uma missão nacional de proteção ambiental, mas sabemos que a atuação conjunta com os órgãos estaduais como a Adema, é muito importante para efetivar e atender as demandas do trabalho de fiscalização e educação ambiental por todo o estado de Sergipe. Vão ser realizadas diversas ações em conjunto, como fiscalização ambiental, monitoramento por satélites, vistorias, e o mais importante, o apoio pessoal em qualquer área, como no Cetas”, disse.

 

Última atualização: 19 de abril de 2023 09:31.

Pular para o conteúdo