Adema e Jucese estreitam parceria pela desburocratização de serviços e melhoria do ambiente de negócios em Sergipe

Compartilhamento de base de dados das empresas sergipanas é pontapé inicial para a integração dos sistemas

Com o objetivo de simplificar os serviços prestados ao cidadão sergipano e melhorar o ambiente de negócios em Sergipe, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) buscam estreitar o diálogo, a fim de ampliar a cooperação técnica entre os dois órgãos.

Os detalhes da parceria foram alinhados em reunião realizada entre o presidente da Adema, George Trindade, a presidente da Jucese, Jocelda Fonseca, e a secretária geral, Nayara Brito.

Com a parceria, os técnicos da Adema poderão acessar as informações das empresas sergipanas disponíveis na base de dados da Jucese, reduzindo os documentos necessários para os requerimentos protocolados a partir de dezembro. 

Por meio do sistema, a Adema poderá ter acesso aos dados gerais e objetos da empresa, quadro societário, atividades (CNAEs), histórico e alterações. A partir dessa consulta, deixarão de ser solicitadas a documentação comprobatória da qualidade de representante legal do signatário do requerimento, a cópia da identidade ou CPF, o Contrato Social ou Ato Constitutivo da empresa, e o Cartão CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Adema em reunião ordinária realizada na última semana, em razão dos benefícios, que trarão maior agilidade, com a redução do tempo gasto na conferência de dados pelos técnicos no atendimento; segurança do processo assegurada pela garantia de procedência das informações dos solicitantes; e a sustentabilidade possibilitada pela redução do volume de papel utilizado nos processos ainda físicos e economia na impressão de documentos.

De acordo com o presidente da Adema, George Trindade, este é o pontapé inicial para a integração dos sistemas em Sergipe. “É uma das muitas estratégias que estamos discutindo para promover a desburocratização e consequente melhoria do ambiente de negócios em Sergipe, uma diretriz clara estabelecida pelo governador Fábio Mitidieri para fomentar a economia em nosso estado. Estamos em um intenso processo de estudo dos processos da Adema, e já iniciamos a implantação de algumas medidas voltadas para a sua modernização e digitalização, a exemplo do movimento que fizemos para implantação do ‘Agiliza Sergipe’, quando tive a oportunidade de presidir a Jucese”, afirma o presidente.

Neste sentido, George afirma que, aos poucos, algumas novidades vão sendo divulgadas para empreendedores e consultores ambientais usuários dos serviços da Adema. Uma delas é o envio por e-mail das licenças ambientais assinadas a partir de 1º de outubro. “O documento está sendo enviado automaticamente pelo endereço eletrônico siga.adema@adema.se.gov.br para o e-mail cadastrado pelos solicitantes. É necessário manter os dados cadastrais sempre atualizados e ficar atento à caixa de Spam”, alerta o presidente.

Última atualização: 29 de novembro de 2023 16:58.

Pular para o conteúdo