Adema sugere campanha nacional de consumo consciente de madeira durante reunião da ABEMA, em Brasília

Sergipe teve uma importante participação na 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2023 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada em Brasília, na última quarta-feira (19). Representantes de todos os estados estiveram reunidos em torno de discussões diversas, com destaque para novo DOF+ Rastreabilidade.

A presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Lucimara Passos, sugeriu à Abema e ao Ibama um esforço coletivo para a realização de uma campanha nacional de consumo consciente, direcionada à população, incentivando a preferência dos consumidores finais pela compra de madeira rastreável e, da mesma forma, fomentando a adesão dos empreendedores ao DOF+ Rastreabilidade, sistema novo que permite maior controle da madeira nativa serrada ou não armazenada, transportada e comercializada no Brasil.

“Em Sergipe, a Adema já vem fazendo esse papel, incentivando a transição do uso do atual sistema, DOF Legado, para o DOF + Rastreabilidade, através do qual se busca melhorar o controle da cadeia produtiva florestal em nível nacional com mecanismos que permitem a identificação da origem dos produtos florestais madeireiros brutos e processados”, disse Lucimara. De acordo com ela, a Adema já vem atendendo muitos empreendedores para dirimir dúvidas a esse respeito, já que é o órgão que realiza a homologação de pátio no novo sistema.

A transição é gradativa e vai somando novas adesões, já que o comprador que vai adquirir madeira de um empreendedor que passa a usar o DOF + Rastreabilidade também precisará fazer a adesão. Ao final dos estoques regulados pelo DOF Legado, todas as operações deverão fatalmente passar a ser feitas pelo novo sistema. Os órgãos ambientais receberam com bons olhos a sugestão sergipana, que deverá ser posta em prática nos próximos meses.

Outros pontos que estiveram no centro do debate foram o fortalecimento da Governança Climática Multinível, a estratégia e Plano de Ação Nacional de Biodiversidade (EPANB), o financiamento para mitigação climática e o lançamento da Norma ABNT PR 2060, que estabelece a especificação para demonstração de neutralidade de carbono.

ABEMA

A Abema é uma associação civil de direito privado que representa os órgãos estaduais de Meio Ambiente, e está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal. Reúne 26 secretarias e 22 autarquias e fundações, que são responsáveis pela implementação da política ambiental. Eleito para o biênio 2023-2025, durante a 1ª Assembleia Geral, o novo conselho diretor da Abema é composto pela presidente Mauren Lazzaretti (MT), o vice-presidente Eduardo Costa Taveira (AM), a secretário-geral Marjorie Kaugffmann (RS), a 1ª secretária Ísis Rafaela Rodrigues da Silva – Rafaela Camaraense (PB), e o 2º secretário Thomaz Miazak de Toledo (SP).

Última atualização: 24 de julho de 2023 13:34.

Pular para o conteúdo