BALNEABILIDADE: Adema avalia praias sergipanas como próprias para banho

Análise considera concentração de coliformes termotolerantes, conforme limite máximo estabelecido pelo Conama

Todas as praias do litoral sergipano estão próprias para banho, segundo a análise de balneabilidade divulgada pela Administração Estadual do Meio Ambiente nesta sexta-feira (07). Foram feitas coletas de amostras em 18 praias do litoral Norte, capital sergipana e litoral Sul pela equipe do Laboratório de Análises Químicas e Microbiológicas da Adema, para a identificação da presença de coliformes termotolerantes.

De acordo com o gerente de avaliação e monitoramento ambiental da Adema, Péricles Azevedo, considera-se como próprias para banho aquelas praias onde a concentração de coliformes é de no máximo 1000 UFC/100mL. “Este é um parâmetro estabelecido na Resolução Conama 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. Felizmente, nenhuma das praias sergipanas está acima do limite, sendo consideradas favoráveis para a balneabilidade”, explicou.  

Na Grande Aracaju, foram analisadas as praias dos Artistas, Hawaizinho, Atalaia Velha, Praia do Bonanza (em frente à Passarela do Caranguejo), Banho Doce, Praia de Aruana, Praia do Robalo, Praia do Refúgio e Praia dos Náufragos (Viral) – todas na capital; além da Atalaia Nova e da Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros. No Litoral Norte foram coletadas amostras das Praias do Porto, Jatobá e Pirambu; e no Litoral Sul, Caueira, Praia das Dunas e Praia do Saco.

Monitoramento

A Adema segue fazendo o acompanhamento do impacto ambiental do lançamento no mar das águas de uma lagoa, localizada na região da Praia do Robalo onde parte da ciclovia da Orla Sul e da Rodovia Inácio Barbosa cederam durante procedimento de desobstrução de tubulação de drenagem realizado pela Prefeitura de Aracaju. Conforme a coleta, realizada em dois pontos do mar, a norte e a sul do local onde as águas estão sendo lançadas, a concentração de coliformes termotolerantes foi ainda menor do que a identificada na última semana, chegando a zero em um dos pontos, e a 108 UFC/100ml no outro.

Última atualização: 7 de julho de 2023 14:54.

Pular para o conteúdo