Belivaldo Chagas empossa novo diretor-presidente da Adema

O governador Belivaldo Chagas deu posse, na manhã desta quinta-feira (14), ao novo diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), o advogado Gilvan Dias dos Santos. A Adema estava sendo comandada interinamente pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas. A solenidade ocorreu no auditório do órgão.

Segundo o governador Belivaldo Chagas, o novo gestor da pasta traz experiência e conhecimento profundo da legislação ambiental. “A Adema é um dos órgãos mais importantes da nossa administração. Nós vivemos hoje num mundo globalizado, onde a defesa do meio ambiente tem sido constante na sociedade. A responsabilidade será grande, mas não faltará nosso apoio para que ele possa cumprir com competência a missão. Aqui é preciso que tenhamos uma pessoa que entenda da legislação, que lide bem com as leis, porque às vezes nos deparamos com  problemas relacionados com pedidos de licenças. Além disso,  é preciso que a gente monte também uma nova estrutura de funcionamento para a Adema que é um órgão extremamente importante em função do que representa para a sociedade e para o meio ambiente. Eu confio na competência de Gilvan e quero crer que nós teremos um bom trabalho como foi feito pelos outros gestores que aqui passaram”, declarou o governador.

Concurso 

Durante a posse, o governador Belivaldo Chagas destacou a necessidade da realização de um concurso público para o órgão. “A Adema é um órgão importante que veio para ficar. Não se pode pensar mais na Adema como um simples departamento, tem que ser uma autarquia forte e que funcione com certa independência. Não se pode fazer isso dependendo da cessão de servidores. É preciso que tenhamos técnicos da empresa, concursados e garantindo que os serviços tenham continuidade”, afirmou.

Para o novo diretor- presidente, Gilvan Dias dos Santos, que tem 41 anos e é especialista em direito do trabalho, o objetivo é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, seja no monitoramento, fiscalização e assessoria ambiental, tendo como princípios básicos a moralidade e honestidade no manejo dos recursos públicos, a eficiência administrativa máxima e o diálogo com todos que compõem a sociedade.

“Vamos continuar trabalhando para encurtar o relacionamento com aqueles que fazem a cadeia produtiva e, também,  com o meio ambiente de uma forma geral. A  Adema é essencial. Se atentarmos para as informações,  cerca de  80% de mazelas e doenças no mundo estão ligados a falta de tratamento dos rios e de seus afluentes, atrelado a isso, os impactos ambientais, causados pelo crescimento desorganizado. Portanto, o nosso desafio será, a partir de objetivos comuns, políticas claras e padronização de condutas que envolver questões administrativas, respeitando a força da cadeia produtiva, as pessoas e o meio ambiente”, disse.

Por dois meses a frente da Adema, Olivier Chagas destacou a importância do órgão para o desenvolvimento sustentável. “Para mim foi uma experiência muito boa. A Adema tem um papel fundamental para se ter o equilíbrio do crescimento sustentável. Se você quer empreender, investir, a Adema vai lhe autorizar mediante as condições de respeito ao meio ambiente, de compensação ambiental, e, dessa maneira, vamos crescendo com sustentabilidade que é a meta do Governo. Quem está vindo para cá é uma pessoa competente, espero que dê continuidade e implemente o estilo dele”, ressaltou.

Presenças

Participaram da solenidade os secretários de Estado: Olivier Chagas, do Meio Ambiente; José Carlos Felizola, da Inclusão Social; Cincinato Junior, do Turismo; José Augusto Pereira, do Desenvolvimento Econômico; Rose Rodrigues, da Agricultura; ex-secretário de Estado, Zezinho Sobral; e o presidente do Banese, Fernando Mota. Também estiveram presentes os ex-prefeitos: Zé Nelson, de Estância; Carlinhos, de Brejo Grande; o vereador de Nossa Senhora do Socorro, Pastor Joanan; e Fábio Meireles, vereador de Aracaju, além de autoridades e servidores da Adema.

Fonte: ASN
Foto: Victor Ribeiro/ASN

Última atualização: 1 de novembro de 2018 07:20.

Pular para o conteúdo