Espécie comum em áreas de rios, lagos e áreas alagáveis estava perdida no Bairro Orlando Dantas

Uma equipe de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi acionada para fazer o resgate de uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) que se encontrava desorientada em uma rua do Conjunto Orlando Dantas, na Zona Sul de Aracaju.

Ao chegar no local, especificamente na Rua A7, os agentes do órgão ambiental solicitaram reforço da Polícia Militar, visto que um cidadão alcoolizado que também estava na área, tentava atrapalhar a ação de resgate, tendo sido enviada logo depois uma viatura policial a fim de proteger a integridade física da equipe.

Após a avaliação clínica pelos profissionais, constatou-se tratar de uma jovem fêmea, que estando apática, desidratada e desnutrida, foi encaminhada ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque da Cidade, para receber o tratamento necessário.

Segundo o médico veterinário da Adema, Daniel Allievi, a espécie que costuma andar em bandos, pode ter vindo de matas próximas ao conjunto residencial onde foi encontrada. ”A capivara é um animal comum da região, uma vez que a cidade de Aracaju possui alguns rios e lagos que facilitam o desenvolvimento e o deslocamento desses animais. O mamífero resgatado  permanecerá em quarentena no Cetas, em que será observado se durante esse período outros sintomas ou enfermidades surgem, e, após os devidos cuidados clínicos e quando estiver apta, ela será liberada em área de preservação ambiental”, explicou.

Última atualização: 31 de agosto de 2021, 17:49 PM