Com idade avançada, Leão do Zoológico passa por exames e segue tratamento preventivo

Há quase 11 anos sob cuidados dos veterinários do Zoológico de Aracaju, localizado no Parque Governador José Rollemberg Leite, o Leão, chamado carinhosamente de “Léo”, vem passando por exames periódicos para avaliação das condições de saúde. Nesta sexta-feira, 21, ele foi examinado por uma equipe multidisciplinar e só deve retornar a parte externa do recinto após plena recuperação.

No local, foram realizados exames de sangue e urina, raio-x de tórax, cabeça e coluna, além de ultra-sonografia de tendão e abdômen. Os procedimentos clínicos que se intensificaram nos últimos anos é justificado para que haja acompanhamento de seu estado de saúde, devido já ser considerado um animal idoso. 

O felino, que hoje tem 20 anos de idade, chegou ao local em 2012 após ser resgatado de um circo apresentando sérios sinais de maus tratos, alguns bastantes visíveis causados por má alimentação e estresse constante.

Graças aos cuidados da equipe de veterinários da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), ele se recuperou, ganhou a companhia de uma fêmea e superou a expectativa de vida de um animal saudável em ambiente natural (uma média entre 8 e 10 anos). 

O ‘vovô Léo’ recebe acompanhamento diário de tratadores que conhecem seu comportamento e estão atentos a qualquer alteração. “Como é acompanhado de perto por nossa equipe, qualquer alteração física ou comportamental é logo verificada, e as intervenções necessárias são feitas. Por isso, por vezes, precisamos tirá-lo da área de exposição para as consultas clínicas”, destaca o médico veterinário do Zoológico, Hildebrando Vieira Filho.

Apesar de estar em processo natural de envelhecimento, o Leão, agora ‘vovô Léo’, continua sendo o maior xodó dos funcionários e dos visitantes.

Última atualização: 24 de abril de 2023 09:43.

Pular para o conteúdo