Na última segunda-feira, dia 19, o diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Francisco de Assis Dantas, concedeu entrevista ao telejornal SETV1, exibido pela TV Sergipe, afiliada à Rede Globo. Na oportunidade, foi apresentado o posicionamento do órgão em relação às ações que serão realizadas no entorno da Capela de  Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada no povoado Saco, município de Estância.

O local, que vem sofrendo uma série de impactos devido ao avanço da maré, foi alvo de um estudo técnico por parte da Adema, com o objetivo de sensibilizar a Justiça Federal sobre a necessidade de uma obra emergencial. “Nós sabemos da importância histórica, social e cultural que a igrejinha tem para toda aquela comunidade e também temos ciência de que, com a proximidade das grandes marés, agora no mês de março, a possibilidade da construção histórica ruir é enorme. Por isso, enviamos um relatório em que mostramos que, de nossa parte, não há qualquer empecilho para que, neste primeiro momento, uma ação paliativa seja feita”, afirmou.

Questionado sobre outras ações que possam ser realizadas no local, o diretor-presidente disse que, a priori, é preciso que seja feito algo emergencial e que, posteriormente, o município de Estância deverá apresentar um projeto para uma obra de contenção definitiva. “Precisamos pensar no agora. Em algo urgente. Até porquê, caso o mar avance, os impactos causados pelo desmoronamento da igreja será maior do que qualquer tipo de obra paliativa. Após o entendimento e liberação da justiça, o município de Estância deverá agir. Passada esta fase, a prefeitura deverá projetar algo concreto que será analisado pela Adema e, não havendo nenhuma problemática ao meio ambiente, com certeza, liberaremos”, acrescentou.

Francisco Dantas ainda ressaltou que uma das principais missões da Adema é agir em conformidade com o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e, por isso, tudo deverá ser desenvolvido conforme as normas da legislação ambiental.

Última atualização: 1 de novembro de 2018, 07:20 AM