Equipe da Adema ministra palestra sobre técnicas de captura e manejo de animais silvestres em Socorro

Veterinário orienta participantes em Workshop promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para o aperfeiçoamento em resgate de fauna

Nesta terça-feira, 21, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) participou do 4° Workshop de Gestão Ambiental promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Nossa Senhora do Socorro. A programação foi realizada no campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) no município e contou com palestra da equipe da Adema sobre a captura de animais silvestres.

O veterinário Daniel Allievi foi responsável por abordar o tema e passar as instruções para os participantes. “Apresentamos algumas técnicas de contenção e captura de animais silvestres, tanto para os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, quanto para a Guarda Municipal e para educadores ambientais. A palestra foi voltada para o resgate realizado desses animais, que agora nesse período das chuvas deverão aparecer com maior frequência em áreas urbanas. Agradecemos o convite que nos foi feito, porque nos possibilita contribuir, multiplicando conhecimento sobre a forma mais adequada de manejo da fauna”, afirmou.

A diretora de Educação Ambiental da Semma Socorro, Karynne Lemos, explicou a motivação do convite. “Nós, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convidamos a Adema para uma palestra sobre o resgate de fauna silvestre. A gente sempre promove essas palestras como forma de capacitar os servidores, os jovens e todos os técnicos da área do meio ambiente. A gente agradece a assistência da Adema, porque nós não temos essa prática de manejo rotineiramente”, pontuou.

Durante o encontro, além das instruções, foram feitas demonstrações práticas da captura em animais, que estão sob a guarda do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), aguardando soltura ou em adaptação.

A educadora ambiental Bruna Lorena foi uma das participantes do evento e avaliou positivamente a oportunidade. “Esse curso de capacitação para resgate de fauna foi muito importante, porque eu, como educadora, preciso entender mais sobre o manejo de silvestres. Foi uma palestra muito boa, uma experiência maravilhosa, como a de capturar a cobra, foi muito legal. Isso só vem a somar. Eu amei”, concluiu.

Última atualização: 22 de maio de 2024 10:04.