Equipe técnica da Adema resgata 7 pássaros no interior do Estado

Nesta terça-feira (19), após denúncia anônima, a equipe técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou uma fiscalização no município de Simão Dias e libertou sete aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro. Durante a ação, os técnicos, além de recolherem os pássaros, orientaram os moradores sobre a importância da regularização para este tipo de atividade.

“A criação em cativeiro de aves silvestres sem autorização dos órgãos ambientais é considerada crime, podendo cumprir pena de detenção e, também, responder a processo administrativo”, explica o veterinário da Adema, Daniel Allievi.

O técnico instruiu aos moradores sobre a necessidade de se preservar espécies nativas e esclareceu que, àqueles que desejam criar animais silvestres, precisam de autorização legal para isso. “Quem tiver interesse em criar aves silvestres deverá comparecer à Adema, portando documentos de RG, CPF e comprovante de residência para, assim, dar entrada no cadastro técnico federal de criador amador. Essa documentação será analisada e, após confirmação dos dados, a autorização é concedida. Mas, se não tiver autorização, é crime”, alerta.

Entre as aves recolhidas estão 4 papa-capins, 1 tico-tico, 1 graúna e 1 azulão.

Após resgate, todas as aves passaram por análise clínica e, em seguida, foram soltas em área de reserva florestal cadastrada pela Adema. Todas as gaiolas foram destruídas.

Última atualização: 1 de novembro de 2018 07:20.

Pular para o conteúdo