Equipes da Adema resgatam diversos animais em bairros da capital e no interior sergipano

Atendendo à solicitações da população, equipes de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou diversos resgates de animais silvestres em bairros da capital e no município Barra dos Coqueiros.

No bairro Inácio Barbosa, na Zona Sul da capital, a equipe foi acionada para fazer o resgate de uma iguana verde (Iguana iguana) que se encontrava no interior de uma residência. Após a contenção e avaliação clínica, constatou-se  ser um animal jovem, ativo e bastante responsivo, tendo sido solto em área de reserva ambiental.

Já no bairro Farolândia, também na Zona Sul, a equipe resgatou dois saruês (Didelphis aurita) que estavam em um condomínio residencial contidos em um tonel. Por estarem saudáveis e responsivos, os animais saudáveis foram postos à soltura.

Outro saruê (Didelphis aurita) foi resgatado na mesma região, no Conjunto Orlando Dantas. Feita a avaliação, constatou-se que o animal estava muito debilitado, com a região traseira comprometida, tendo sido encaminhado ao Cetas para receber os cuidados necessários e posteriormente ser reinserido na natureza.

Ainda na Zona Sul da no bairro Atalaia, as equipes foram acionadas para fazer o resgate de um teiú (Tupinambis) que encontrava-se por trás dos móveis no quarto de uma residência. Feita a avaliação, constatou-se que o réptil estava responsivo e por não apresentar nenhum problema clínico foi reinserido na natureza.

No Conjunto Leite Neto, também na Zona Sul, os profissionais realizaram o resgate de um Saruê (Didelphis aurita) que encontrava-se no quintal de uma residência. Ao fim da avaliação verificou-se que o animal estava saudável e em condições de soltura, tendo o mamífero sido posto à soltura em área de reserva ambiental.

Também no Conjunto Leite Neto, uma das equipes do órgão ambiental recolheu uma rolinha (Columbina) que estava em uma residência. Após a avaliação, verificou-se que a ave encontrava-se saudável, tendo sido posta à soltura em área de reserva ambiental.

Interior

No município Barra dos Coqueiros, Territórios da Grande Aracaju, o órgão ambiental foi acionado para resgatar uma ave que estava impossibilitada de alçar vôo. Feita a avaliação clínica, foi identificado que tratava-se de um filhote de bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) que apresentava ferimentos na asa, tendo sido encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque da Cidade para cuidados neonatais, e, posteriormente ser solto em seu habitat.

A Adema ressalta a população que, caso a população encontre algum animal silvestre fora do seu habitat é importante acionar as equipes especializadas do órgão para fazer o resgate ou apreensão, por meio do telefone (79) 9 9191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária de animais.

Última atualização: 14 de março de 2022 13:46.

Pular para o conteúdo