Nas próximas semanas, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) reabrirá o Laboratório de Análises Químicas e Microbiológicas após um período de reforma. O local, que é responsável pela avaliação da qualidade das águas, ar e fiscaliza o despejo de corpos hídricos e efluentes, passou por uma readequação estrutural e técnica e, agora, voltará a atender todas as demandas desta natureza no estado.
A reforma contempla a reestruturação do espaço físico e instalação de novos equipamentos de refrigeração, além de adequação nos compartimentos onde serão feitas as análises dos materiais coletados.
Localizado no espaço anexo à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na região do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), o laboratório é responsável pelo monitoramento da qualidade do ar, através de uma estação fixa, objetivando quantificar partículas totais em suspensão da atmosfera (PTS); partículas inaláveis (MP10); e SO² (dióxido de enxofre e fumaça).
O local funcionará, ainda, como espaço de monitoramento das praias sergipanas, atuando na inspeção da qualidade das águas e qualificando quais pontos estão com níveis de balneabilidade aceitáveis. É de sua responsabilidade, também, a avaliação e controle dos corpos hídricos e efluentes (esgotos) lançados pelos empreendimentos licenciados pela Adema.
Todas as atividades desenvolvidas pelo laboratório visam atender as exigências da legislação ambiental, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).