ORDEM: Psittaciformes
FAMILIA: Psittacidae
NOME POPULAR: Curica, aiurucatinga, ajurucatinga, ajurucuruca, encontros verdes, papagaio poaieiro, kuritzaká, curau, papagaio grego, curuca, encontros verdes.
NOME CIENTÍFICO: Amazona amazonica.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Esta espécie é encontrada no Leste dos Andes, na Colômbia, Venezuela, leste do Equador, leste do Peru, norte da Bolívia, Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, nas matas e manguezais), Guiana Francesa e Suriname.
HABITAT: Sua preferência de habitat é em costas com formações de mangues, mas também em várzeas, locais alagados com concentração de árvores, campos e florestas tropicais. São animais que se adaptam muito bem em residências e ao convívio com seres humanos, sendo que, mesmo no estado selvagem, sentem prazer com a presença humana.
HABITOS ALIMENTÁRES: A alimentação é composta por frutas frescas como banana, acerola, jabuticaba, maçã, goiaba, mexerica, laranja, mamão e frutas cristalizadas sem açúcar. Bagas, sementes, nozes, flores, brotos e milho verde, sementes de girassol, sementes de abóbora, alpiste, arroz com casca, aveia, painço, linhaça, sementes germinadas e legumes como cenoura, brócolis e couve flor. Quirera de arroz, fubá, farelo de soja, ovo cozido, semente de linhaça, farinha de aveia, polpa de beterraba e óleo de coco.
REPRODUÇÃO: O Papagaio do Mangue adulto está pronto para o acasalamento aos 3 anos de idade. O período de reprodução é de julho a dezembro, e a fêmea botará de 2 a 3 ovos que são incubados somente pela fêmea de Papagaio do Mangue, por cerca de 28 a 29 dias. No período reprodutivo, a ave pousa em galhos altos e começa a improvisar uma série de gritos e assobios. O local preferido para se fazer o ninho é em troncos ocos e grossos. Geralmente, apenas um filhote sobrevive a infância e sai do ninho, após 2 meses de nascido. Esta ave é monogâmica, e a fidelidade do papagaio do mangue é impressionante.
LONGEVIDADE, TAMANHO E PESO: O Papagaio do Mangue possui cerca de 34 cm de comprimento, e pesa cerca de 340g.
COMPORTAMENTO: Elas são aves sociáveis, adaptam muito bem em residências e ao convívio com seres humanos, sendo que, mesmo no estado selvagem, sentem prazer com a presença humana.CURIOSIDADES: Sua plumagem é predominante verde, as pontas das penas da nuca têm um bordô escuro, as bochechas e a parte da frente da cabeça são amarelas e geralmente a testa, a região das narinas e a área sobre olhos são azuis violetas, a extremidade das asas são verdes amarelados, as penas primárias são verdes com nuances de azul violeta e as pontas pretas, três penas secundárias são de cor avermelhadas, o círculo ao redor dos olhos é cinza, o bico cinza com a ponta quase preta, a íris vai do amarelo ao laranja e os pés são cinza.