No último domingo, dia 17, o Parque Augusto Franco — conhecido popularmente como “parque da Sementeira” — foi palco do projeto Amigo Animal. O evento, que buscou sensibilizar a sociedade sobre temas importantes, como os maus-tratos contra os animais e denúncia dessa prática, foi idealizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), em parceria com diversos órgãos e instituições ambientais. A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi representada pelos técnicos Aline Borba e Ubirajara Xavier.

“A presença da Adema foi importante para mostrar a população os serviços que estamos prestando após o acordo de cooperação que transferiu parte da demanda da fauna para o Estado. Agora esse serviço é realizado de forma compartilhada entre Ibama e Adema, que são órgãos componentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente, o Sinama”, explicou Aline.

Além disso, a técnica revelou que existem ações desenvolvidas pelo órgão que são de extrema importância para toda a sociedade e, em eventos como este, podem ganhar mais visibilidade. “Atualmente, realizamos licenciamento ambiental de empreendimento, que requerem  autorizações ambientais para manejo de fauna silvestre; autorização para captura, transporte e levantamento de fauna; e gestão de criadores de passeriformes silvestres”, acrescentou.

Ainda durante a realização do projeto, foi organizada uma feira de adoção de animais domésticos, e, ainda, coleta de ração e medicamentos veterinários para as organizações não-governamentais que atuam no resgate e cuidado de cães e gatos em situações de rua.

 

Última atualização: 1 de novembro de 2018, 07:20 AM