Adema e Setur buscam solução para os bugueiros da Praia do Saco

O diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Francisco de Assis Dantas, e o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, receberam, na manhã desta segunda-feira (05), representantes da Associação de Bugueiros que atuam na região da Praia do Saco, município de Estância. Na ocasião, foram apresentadas as propostas de ação dos dois órgãos em relação a uma decisão judicial que proibiu a circulação de veículos no roteiro das dunas.

“A Adema, em cumprimento a uma determinação do governador Jackson Barreto, se soma com diversos outros órgãos ambientais na busca da criação de um roteiro turístico para os bugres de Estância que atendem turistas que sempre visitam os paraísos naturais da região”, explicou o presidente.

O presidente revela, ainda, que a proibição da circulação de bugueiros se deu por uma decisão judicial e ela tem sido cumprida. Contudo, ele ressalta que já existe uma somação de forças visando garantir a integridade do meio ambiente, sobretudo as áreas de desova das tartarugas-marinhas, as dunas permanentes e a vegetação. “Como em outros estados foi possível a criação de um roteiro turístico que respeita o meio ambiente, temos nos unido para que seja feito algo semelhante”, acrescenta.

Deste trabalho conjunto, que envolve diversos órgãos, a Adema buscará apresentar um parecer técnico que deverá ser encaminhado para a devida apreciação do poder judicial.

“O governador Jackson Barreto definiu que as secretarias estejam unidas para resolver às questões referentes à praia do Saco. E a decisão judicial dos Bugueiros está diretamente ligada ao turismo. Estamos falando de 50 famílias que estão impedidos de realizar os seus trabalhos e, com isso, tem havido uma queda no fluxo de turistas na região, esse fato acaba por atingir também os bares, os restaurantes e toda a cadeia do turismo”, afirmou o secretário Fábio Henrique. 

O parecer técnico está sendo realizado pela equipe da Adema que, por meio de um mapeamento preparado pela Setur, busca um consenso para a questão. “O nosso entendimento é que não existe meio ambiente sem homem. Pois nós fazemos parte dele. Então, o que nós, da Adema, temos nos empenhado é para que uma rota turística seja feita e, assim, os profissionais continuem exercendo suas funções e o meio ambiente não seja prejudicado”, esclarece a gerente de fiscalização da Adema, profª draª Ana Consuelo Fontenele.

Representando o município de Estância, a secretária de Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, ressaltou a dedicação da Adema em busca de uma solução para o problema. “Estamos unidos para defender a praia de uma possível desertificação. Porque existem muitas famílias nativas daquele lugar e, caso a justiça não se sensibilize, o local poderá se tornar vazio. A Adema tem exercido um papel importante neste processo, pois ela reconhece a legitimidade da atuação dos bugueiros e, por isso, está somando forças conosco para encontrar uma solução para a problemática”, declarou.

A presidente da Associação dos Bugueiros, Eunice Brasil, afirmou estar confiante com o andamento do processo. “”Foi um encontro positivo e estamos esperançosos de que tudo seja resolvido o mais breve possível”, disse.

 

 

Última atualização: 1 de novembro de 2018 07:20.

Pular para o conteúdo