Carcará

ORDEM: Falconiformes

FAMILIA:  Falconidae

NOME POPULAR: carancho, gavião-de-queimada, caracaraí e carcará.NOME CIENTÍFICO: Caracara plancus.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Possui distribuição neotropical, ocorrendo desde o centro do Peru, Sul da Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai até a Terra do Fogo. No Brasil, ocorre ao sul do rio Amazonas até o Rio Grande do Sul.

HABITAT: Habita campos abertos, savanas, borda de matas, praias e áreas urbanas. Geralmente busca seu alimento no solo ou pousado a baixa altura, onde passa maior parte do tempo, seja no meio da vegetação, margens de rios ou praias. Adaptou-se à presença humana, comendo restos de comida no lixo das casas ou vísceras de peixes nos acampamentos de pescadores. Também é visto com freqüência caminhando sobre a plantação recém colhida de soja a procura de invertebrados, e animais afugentados pelas colheitadeiras.

HABITOS ALIMENTÁRES: Onívoro, é bastante oportunista, aproveita de todas as fontes disponíveis, ou seja, “come de tudo”. Alimenta-se de invertebrados que são capturados em suas caminhadas no solo, peixes morrendo em poças, lagartos, cobras e caranguejos, além de capturar animais moribundos ou atropelados nas estradas. Saqueia ninhos de outras aves, inclusive aves grandes como os ninhos de tuiuiú (Jabiru mycteria), e às vezes, fica nas proximidades dos ninhais para comer restos de comida caídos no chão, ovos ou filhotes deixados sem a presença dos pais..

REPRODUÇÃO: Constrói o ninho com galhos e ramos com estrutura rasa de gravetos e pedaços de madeira ou usa ninhos abandonados. Coloca de 2 a 3 ovos, mais raramente 4, de colorido que varia entre branco, vermelho-esbranquiçado, camurça ou vináceo, com manchas vermelho-pardas. Os ovos medem 56-61 x 44-47 mm e são chocados pelo casal durante 28 dias, com filhote voando no terceiro mês de vida. Normalmente os pais criam somente um filhote por temporada.

LONGEVIDADE, TAMANHO E PESO: Mede cerca de 56 cm de comprimento, envergadura de até 123 cm, peso médio de 834 g (macho) e 953 g (fêmea).

COMPORTAMENTO: Allopreening: comportamento social onde indivíduos de determinada espécie executam a limpeza em outro indivíduo pertencente ao seu grupo social.
Os motivos mais aceitos para este comportamento são: remoção de ectoparasitos, posicionamento hierárquico e restabelecimento do bom convívio.

CURIOSIDADES: Adulto apresenta plumagem geral que varia do marrom ao preto, cabeça branca com um penacho preto, pescoço branco listrado de preto, tarsos amarelos. Em vôo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na ponta das asas, além da cabeça diferenciada. O jovem diferencia-se pelo peito sem o padrão de listras e o branco do peito e cabeça, essas áreas são claras, com riscas longitudinais mais escuras.

Última atualização: 18 de dezembro de 2020 11:48.

Pular para o conteúdo