Fêmea de tamanduá-mirim é resgatada por técnicos da Adema

Técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) resgataram, na manhã desta sexta-feira (12), uma fêmea jovem de tamanduá-mirim no entorno da Avenida Euclides Figueiredo, Zona Norte de Aracaju. Este tipo de animal, presente em diversas regiões da fauna silvestre brasileira,  está ameaçado de extinção e foi encontrado por trabalhadores que acionaram o órgão ambiental para fazer o resgate.

A bióloga da Adema, Aline Borba, destaca que a preservação de indivíduos da espécie é muito importante porque as fêmeas produzem apenas 1 filhote por ano. “Essa é uma das espécies que sofrem com atropelamentos devido ao ritmo lento e pelagem escura, se tornando vítima fácil dos veículos em alta velocidade”, explicou.

Depois de ser resgatado, o tamanduá foi levado para a sede do Ibama para que seja devidamente reintroduzido à natureza. “Não houve dificuldade para fazer a contenção do animal, que se encontrava dentro de um tubo utilizado na obra”, disse.

Aline revelou, ainda, que o tamanduá não apresentava ferimentos ou outros sinais de comprometimento à saúde. A bióloga orienta como proceder em situações como as de hoje. “Em casos de encontro de animais, orientamos que sejam acionadas as autoridades competentes para fazer captura correta, preservando, desta forma, tanto o animal quanto às pessoas”, concluiu.

 

Última atualização: 1 de novembro de 2018 07:20.

Pular para o conteúdo